quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Superstições japonesas


Superstições japonesas:
Com o hashi - Nunca passe comida de seu hashis para o prato de outra pessoa e nem fique batendo o hashi no prato. Após a cremação, em um funeral japonês, os parentes costumam utilizar hashis para passar os ossos do falecido uns para os outros. Também não se pode furar a comida com o hashi, pois no Japão, os hashis são cravados na tigela de arroz somente em uma situação: para deixar o arroz no altar em oferenda aos mortos. Em uma casa japonesa isso é muito respeitado.

Num funeral - Ao entrar em um funeral, jogue sal sobre o ombro, pois isto afasta a morte e os espíritos para longe de você.

Não durma com a cabeça para o norte - Durante o velório, a cabeça do falecido é colocado virado para norte, portanto evite dormir nessa posição, caso contrário, terá uma vida curta.

Ao ver um carro fúnebre, esconda o polegar - Se passar um carro fúnebre por perto, esconda o polegar, pois se não algo ruim pode acontecer aos pais.

Não escrever seu nome com tinta vermelha - Se fizer isso, você estará sugerindo que a sua vida será cortada em breve. A origem dessa superstição deriva das lápides, onde o nome do falecido é escrito com tinta vermelha.

Nunca corte suas unhas à noite - Parece que se você fizer isso, você não vai estar com seus pais em seu leito de morte, ou seja, você morrerá antes deles.

Sal e mendigos - Se um mendigo vier à sua porta, você deve salgar a entrada da sua porta, caso contrário, terá má sorte como infortúnios financeiros em seu lar.

Deitar após comer - Há uma superstição que diz que se fizer isso, a pessoa se transformará em uma vaca.

Bordas do tatame - Outra superstição diz que traz má sorte se você pisar nas repartições e nas bordas do tatame, onde é forrado com pano.

Matar uma aranha à noite dá azar - Você pode perder todo o dinheiro que possui. Como a população japonesas é muito ligada aos bens materiais, respeitam esta crendice.

Corvo e gato preto - Cruzar com esses animais pelo seu caminho é sinal de mal agouro

Não deixe sobrar arroz no prato - Quem faz isso, corre o sério risco de ficar cego.

Não assobiar e nem tocar flauta de noite - Em algumas partes do Japão e em Okinawa, se acredita que se fizer isso, estará atraindo cobras ou fantasmas até você.

Não tire fotos dos túmulos - Essa superstição diz que além de atrair má sorte, você estará perturbando o repouso dos mortos.

Soluçar 100 vezes seguidas - Se você soluçar de uma centena de vezes seguidas, você vai morrer.

Geta quebrado - Se o geta (calçado de madeira japonês) se partir no meio é sinal de má sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário