quarta-feira, 22 de agosto de 2012

No caratê, cérebro vale mais do que músculos


Lutadores mais experientes apresentaram mudanças em sua estrutura cerebral

faixa preta
O segredo do soco de um faixa preta não está nos músculos, mas na capacidade de coordenar a velocidade dos punho e ombros (Thinkstock)
O poder cerebral, e não a força bruta, pode explicar por que alguns lutadores de caratê conseguem quebrar tijolos com um simples golpe de mão. Segundo uma pesquisa publicada na revista Cerebral Cortex, os anos de treinamento em artes marciais fazem mais do moldar os músculos - eles alteram o cérebro.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Individual Differences in Expert Motor Coordination Associated with White Matter Microstructure in the Cerebellum

Onde foi divulgada: revista Cerebral Cortex

Quem fez: R.E. Roberts, P.G. Bain, B.L. Day e M. Husain

Instituição: Departamento de Medicina do Imperial College de Londres

Dados de amostragem: 12 lutadores de caratê principiantes e 10 faixas pretas

Resultado: Os pesquisadores descobriram que os lutadores veteranos conseguem coordenar melhor a velocidade do ombro e do punho, aumentando o impacto de seus golpes. Além disso, os anos de treinamento em caratê produziram mudanças em sua estrutura cerebral.
Os pesquisadores compararam golpes curtos aplicados por 10 faixas pretas em caratê com os golpes de 12 principiantes, e descobriram que o segredo dos lutadores mais experientes estava na capacidade de coordenar a velocidade máxima do ombro e do punho. Essa interação permitia maior aceleração e impacto do golpe. "Os faixas preta de caratê conseguiram aplicar seus golpes com um nível de coordenação que os principiantes são incapazes de produzir", afirmou Ed Roberts, professor do Departamento de Medicina do Imperial College de Londres e um dos autores do estudo.
Em seguida, os cientistas escanearam os cérebros dos dois grupos e descobriram que aqueles que davam os golpes mais fortes apresentavam mudanças na composição da substância branca, estrutura que transmite sinais entre as regiões cerebrais. Quanto mais prolongado for o treinamento, maiores são essas mudanças. "Concluímos que a sintonia das conexões neurais no cerebelo, região que controla a coordenação motora, permite sincronizar os movimentos do braço e do tórax de forma muito precisa", afirmou o pesquisador.
Os cientistas também descobriram que a coordenação motora, a quantidade de experiência em artes marciais e a idade de início do treinamento influenciavam  as mudanças na estrutura da matéria branca dessa região cerebral dos atletas.
(Com Agência France-Press)

Fonte: Veja

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Kata JKA Japan



Veja mais Kata na Página. Kata

as cadelinhas conseguiram um Lar


Pessoal, as cadelinhas conseguiram um Lar hoje. Gostaria de agradecer à todas as pessoas que ajudaram, compartilhando as fotos, e em especial a Cristine da CLÍNICA PET HOUSE, que acolheu e cuidou carinhosamente delas até conseguirem adoção. E para aqueles que criticaram a atenção que elas vinham recebendo das pessoas que se sensibilizaram com a situação delas, só posso dizer que é muito gratificante saber que essa história teve um final feliz, que existem pessoas boas sim, e que Deus há de abençoar muito a essas pessoas que as adotaram. Muito Obrigado à todos!

Carlos Alberto Fante

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PEDIDO DE AJUDA PARA ESSAS CADELINHAS






Pessoal... As cadelinhas que pedimos por ajuda na semana passada, foram resgatadas. Uma já tem um lar e essas duas foram carinhosamente acolhidas pela Cristine da CLINICA PET HOUSE, na Rua Marabú, 1282 (Fone: 43-3056-3322) em caráter provisório, até que consigam adoção. Lá, elas tomaram banho, foram medicadas, desverminadas e vão ser vacinadas. Elas aguardam um lar e se todos puderem compartilhar, creio em Deus que conseguirão. Fico muito agradecido às pessoas que ajudaram e ainda estão ajudando.

Carlos Alberto Fante

terça-feira, 14 de agosto de 2012

PEDIDO DE AJUDA PARA ESSAS CADELINHAS



  









CADELINHAS ABANDONADAS EM TERRENO NA RUA DRONGO ESQ. COM TESOURA.
Pessoal, estamos pedindo por ajuda três cadelinhas que foram abandonadas à própria sorte por um cidadão,que as despejou na noite de quinta feira passada, em um terreno limpo na esquina da Rua Drongo com a Rua Tesoura, ao lado da Equipat. Tirei essas fotos hoje, 13/08 e espero contar com a ajuda de todos, no sentido de arrumar um lar para essas cadelinhas, que são muito dóceis e só não estão passando fome graças à solidariedade de vizinhos, e, inclusive eu, que estamos colocando comida e água para elas. Tenho cinco cachorros na minha casa, sendo um adotado que hoje, é a alegria da minha casa. Compartilhem por favor e ajudem a mudar o destino dessas cachorrinhas.

Uma já foi adotada por Fábio Takimori

Carlos Alberto Fante

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

I GASHUKU entre as cidades de Londrina e Cornélio Procópio



Data: de 31/8 a 2/9/2012
Local: Associação Londrinense de Nihon Karate Kyokai
Endereço: Rua Argentina, 685

Programação

Início
Dia 31.8.12 (sexta-feira)
19 h 00 min.: treino
21 h 00 min.: jantar (Sukiyaki)

Dia 1.9.2012 (sábado)
8 h 00 min: Café da manhã
9 h 00 min.: treino
11 h 30 min.: almoço
14 h 30 min.: treino
16 h 30 min.: lanche
17 h 30 min.: treino
19 h 00 min.: jantar
20 h 00 min.: Aula teórica

Dia 2.9.2012 (domingo)
8 h 00 min.: Café da manhã
9 h 30 min.: treino em Cornélio Procópio
11 h 30 min.: Encerramento com entrega de certificados
12 h 00 min.: almoço

Maiores informações pelo telefone: (043) 325-4605

Participem!

Carta escrita pela Zuleica



Cornélio Procópio, 18 de julho de 2012

OSS...

É muito gratificante estar hoje aqui para comemorarmos o aniversário de 30 anos da Associação de Cornélio Procópio.

São muitos anos de desafios e sucesso!
Nada foi fácil, ficamos muito tempo treinando nas praças e no ginásio de esportes. Mas foi graças à sensibilidade do prefeito da época, Hermes Fonseca, que conseguimos o terreno que é a sede de hoje. Muito obrigada Hermes, por ter acreditado no nosso potencial.

Parabéns a todos os alunos e professores, que compõem a Associação Procopense de Karate!
Também agradecemos ao sensei Norio Haritani que deu origem a todo o karate do Paraná.
Também temos a participação, que foi determinante para todo este sucesso, a atenção e o sacrifício do sensei Luiz da Silveira, que vinha todos os domingos cuidar de tudo até a Associação se firmar.
Sensei, o nosso muito obrigado, de coração!

Hoje o trabalho é muito mais fácil, a sede é muito confortável e abriga muito bem a todos.

Parabéns mais uma vez e sucesso sempre à Associação Procopense que cultiva esta arte tão magnífica que é o karate!

OSS...
Zuleica Lazari